More... NOTÍCIAS EM DESTAQUE    

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Aqui, podes ficar a saber todos os destaques do Agrupamento de Escolas de Castro Daire. Visita o Menu ATIVIDADES e fica a saber mais....

More...
More... ASSOCIAÇÃO DE PAIS    

ASSOCIAÇÃO DE PAIS

A Associação de Pais - Convocatória disponovel no menu ALUNOS/PAIS

More...
More... CONTRATAÇÃO PÚBLICA    

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

Procedimento Concursal de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários Destinado e Técnicos Superiores (PREVPAP). Mais informação no menu PROCEDIMENTOS CONCURSAIS.

More...
More... REVISTA - CRUZANDO OLHARES    

REVISTA - CRUZANDO OLHARES

Consulta a 2ª Edição da Revista Digital - Cruzando Olhares - do nosso Agrupamento no menu PROJETOS -> CRUZANDO OLHARES

More...
More... CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO DIRETOR    

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO DIRETOR

Consulte os critérios de avaliação do Diretor no sperador Conselho Geral.

More...
More... CLUBES E PROJETOS    

CLUBES E PROJETOS

Sabe tudo sobre os Clubes e Projetos em funcionamento no nosso Agrupamento no Menu CLUBES e PROJETOS

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2012 JoomlaWorks Ltd.

PLANO NACIONAL DAS ARTES

Publicado em:

Capturar5

O Agrupamento de Escolas de Castro Daire, no ano letivo 2019/2020 aderiu ao Plano Nacional das Artes (PNA) através da implementação de um Projeto Cultural de Escola em parceria com entidades locais, estruturas artísticas, culturais e patrimoniais, e a comunidade educativa.

A missão do PNA é promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. O PNA é uma estrutura de missão instituída pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, para o horizonte temporal 2019-29.

Consultar PCE - Aqui

Consultar cronograma PCE - Aqui

________________________________________________________________________________________________________

 

O Plano Ncional das Artes (PNA) está no território Há cerca de 6 meses para tornar a cultura mais próxima dos cidadãos e Castro Daire já é exemplo Nacional. 

CapturarPNA

________________________________________________________________________________________________________

Projeto Cultural de Escola (PCE) destacado no Programa da RTP - Filhos da Nação. (Ver a partir do minuto 20)

CapturarPCE1

________________________________________________________________________________________________________

O Agrupamento de Escolas de Castro Daire, em parceria com o Município de Castro Daire, aderiu no ano letivo 2019/2020 ao Plano Nacional das Artes, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura, cuja missão é promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes, da cultura e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um.

Afirmando-se como um projeto de artes, património, cultura, educação e cidadania, o Plano Nacional das Artes enquadra-se no contexto educativo, cultural e socioeconómico do concelho de Castro Daire, um território rico em património material e imaterial, mas desafiado pelo despovoamento e pelo baixo índice de literacia cultural. Assim, a missão do Plano Nacional das Artes e do Projeto Cultural de Escola é sensibilizar e educar os alunos e a comunidade para a sua identidade cultural, para a valorização do seu património e do seu território e para a sustentabilidade no meio rural.

Através do Projeto Cultural de Escola, o Plano Nacional das Artes propõe a dinamização de ações que permitam aos alunos e à comunidade a criação e fruição cultural numa dinâmica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida, numa estratégia de colaboração entre a escola, as instituições e a sociedade envolvente, consciencializando os alunos e a comunidade para o valor cultural e patrimonial do seu território, conhecendo os seus recursos endógenos e interpretando-os como um instrumento de desenvolvimento cultural, social, económico e de empreendedorismo.

Durante o ano letivo 2019/2020, o Projeto Cultural de Escola dinamizará várias ações de acordo com as seguintes temáticas:

Construindo a minha identidade cultural;

O Campo e o Barro - Tesouros a descobrir;

As Águas da minha Terra – Rio Paiva e Termas do Carvalhal;

Aldeias da nossa História;

Serra do Montemuro; A Última Rota da Transumância.

Dando seguimento às ações do Projeto Cultural de Escola, o Plano Nacional das Artes prevê um período de Residência Artística na escola e no município. O artista residente, em colaboração com os artesãos locais, tem a missão de recolher e transmitir aos cidadãos os saberes e fazeres das artes ancestrais, como a tecelagem, a olaria do barro preto, a cestaria, a latoaria, a tamancaria, entre outras, e deve dar-lhes uma vida contemporânea, adaptando-as à atualidade.

Esta ação será aberta a miúdos e graúdos, sejam alunos, professores, funcionários, encarregados de educação ou cidadãos castrenses.

Em ação conjunta, todos teremos a oportunidade de usar as nossas mãos para descobrir o nosso potencial criativo através das artes e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do nosso património e transformar a nossa sociedade, recuperando, valorizando e inovando o artesanato como marca do nosso território e potencial recurso de desenvolvimento cultural, económico e social.

O Plano Nacional das Artes traz uma nova vida e uma nova dinâmica à escola e ao concelho; vem lembrar a todos e a cada um que cada pessoa tem talentos e capacidades para explorar e para desenvolver. Será uma oportunidade única para aprender, imaginar, criar e inovar, trazendo o passado para o presente e transformando-o num futuro promissor.

giae

giaeINTERNO

Resultado de imagem para centro qualifica

BIBLIOTECALOGO