MOBILIDADES

Imprimir
Visitas: 3862

 

LogoErasmus

 Site erasmus

Estão abertas as candidaturas para uma nova mobilidade Erasmus a Adana (Turquia). 

1- O projeto Erasmus "The Door to the future: STEAM training", um projeto concebido para fomentar o trabalho na área das STEAM (Science Technology Engineering Arts & Mathematics) ,do digital, robótica...vai propiciar mais uma oportunidade Erasmus. 

2- A última mobilidade no estrangeiro deste projeto terá lugar entre os dias 22 e 26 de abril de 2024 em Adana (Turquia) . Esta mobilidade destina-se a 4 alunos que frequentam o 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias ou os cursos profissionais de técnico de informática (1ºB, 2ºB, 3ºB). Existem 4 vagas. 

A seleção dos participantes vai ser feita com base num procedimento concursal em que quem estiver interessado deve preencher um formulário cujo link está no fim do email MAS devem ler com atenção o aviso de abertura com as condições e critérios de seleção. 

A candidatura pressupõe a realização de um vídeo ou ebook com a apresentação da nossa escola para os parceiros do projeto que deve obedecer às regras estipuladas no aviso de abertura. 

Não deixem de ler aqui o aviso de abertura para saber o que devem fazer.

---

Publicam-se os resultados das candidaturas à mobilidade Erasmus a Adana. De salientar que para as 4 vagas existentes, apenas concorreram 4 candidatas. 
Parabéns a elas que não temeram o desafio e se empenharam para conseguir os seus objetivos.
Resultados
Apresentamos os trabalhos realizados pelas candidatas para esta candidatura Erasmus.
 
 
 
 

__________________________________________________________________________________________

Torna-se público que se encontra aberta, no âmbito do Projeto Erasmus + No. 2023-1-RO01-KA220-SCH-000161215 "Let´s go green", até ao dia 17 de janeiro de 2024, a candidatura para a seleção de 4 alunos do 10º e 11º anos de escolaridade para realizar a mobilidade a Katerini, Grécia. 

Sabe mais aqui: - Aviso de Abertura e Critérios de Seleção e Critérios de Seleção

Formulário de candidatura: Consultar

Lista Final Ordenada - Consultar

__________________________________________________________________________________________

Torna-se público que se encontra aberta, no âmbito do Projeto Erasmus + No. 2023-1-RO01-KA220-SCH-000161215 "Let´s go green", até ao dia 18 de dezembro, a candidatura para a seleção de 4 alunos do 10º e 11º anos de escolaridade para realizar a mobilidade a Potenza, Itália. 

Sabe mais aqui: - Aviso de Abertura e Critérios de Seleção e Critérios de Seleção

Formulário de candidatura: Consultar

Publicação dos Resultados Finais de Seleção: Consultar

Trabalho realizado - Consultar

__________________________________________________________________________________________

Torna-se publico que se encontra aberto, no âmbito do Programa Erasmus+ - setor do Ensino e Formação Profissionais, até 8 de dezembro de 2023, o procedimento concursal para seleção de professores(as), formadores(as) e outros(as) especialistas não docentes que trabalham no ensino e formação profissionais para a realização de cursos e formação/job shadowing.

Documentação a consultar:

- Aviso de Abertura: Consultar

- Guia do Programa erasmus +: Consultar

-Apresentação com as principais informações sobre as mobilidades Erasmus+ para pessoal do ensino escolar e do ensino e formação profissionais: Consultar

- Formulário de Candidatura: Consultar

 Em caso de dúvida, contactem a Equipa Erasmus+: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Agarrem a oportunidade!

- Lista Final Ordenada - Consultar

__________________________________________________________________________________________

Torna-se público que se encontra aberta, no âmbito da acreditação Erasmus para o ensino escolar 2023-1-PT01-KA121-SCH-000133143, até ao dia 30 de novembro, a candidatura para a seleção de professores para mobilidades Erasmus para fins de formação e/ou jobshadowing. 

Podes consultar aqui o aviso de abertura com toda a informação e os critérios de apreciação das candidaturas. 

E ainda o: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

Em caso de dúvidas, contactem a equipa Erasmus (Cidália Teixeira, Conceição Carvalho, Elisabete Fonte, Helena Magueja, João Lopes, Lúcia Carvalhas, Miguel Machado,  Paula Sião).

Agarrem a oportunidade!

__________________________________________________________________________________________

Torna-se público que se encontra aberta, no âmbito da acreditação Erasmus para o ensino escolar 2023-1-PT01-KA121-SCH-000133143, até ao dia 8 de novembro, a candidatura para a seleção de 11 alunos do 10º ano de escolaridade para realizar uma mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+ a Zafra, em Espanha.

Consulta o regulamento antes de preencheres o formulário online.

__________________________________________________________________________________________

Torna-se público que se encontra aberta a candidatura para a seleção de 4 alunos do 11º ano para participarem na segunda mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ No. 2022-1-PT01-KA210-SCH-000083207 "The door to the future: Steam training".

Sabe mais aqui: - Aviso de Abertura e Critérios de Seleção e Critérios de Seleção

Resultados finais de selação: - Consultar

__________________________________________________________________________________________

Torna-se público que se encontra aberta a candidatura para a seleção de 4 alunos  para participarem em mobilidades no âmbito do Projeto Erasmus+ No. 2023-1-RO01-KA220-SCH-000161215 "Let'' go green" 

Sabe mais aqui: - Aviso de Abertura e Critérios de Seleção e Critérios de Seleção

__________________________________________________________________________________________

Torna-se público que se encontra aberta a candidatura para a seleção de 8 alunos (4 de cada um dos cursos profissionais) para participarem em mobilidades de curta duração no âmbito do Programa Erasmus+ - Setor do Ensino Escolar e Profissional.

Sabe mais aqui: - Aviso de Abertura

                        - Critérios de Seleção retificados retificados

                 

_______________________________________________________________________________________________________

Napoles

 

Alunos e professores de Castro Daire participam em mobilidade Erasmus em Nápoles (Itália)

Decorreu de 2 a 6 de outubro a mobilidade Erasmus no âmbito do projeto KA210 “The door to the future: steam training” (projeto cofinanciado pela União Europeia). A escola parceira, ITIS Enrico Fermi Gadda em Nápoles, recebeu calorosamente os alunos dos países parceiros (Portugal e Turquia). Três alunos do nosso agrupamento, previamente selecionados em procedimento concursal no passado mês de junho, embarcaram numa nova experiência de aprendizagens formais e informais. Uma experiência marcada com uma forte componente intercultural, de abertura da mente face a novas realidades, novas amizades com colegas de outros países e culturas. Ao longo de uma semana, os alunos de Castro Daire aprenderam com os seus pares italianos e turcos noções de programação para arduino e as vantagens dos projetos STEM onde são integradas vários saberes de várias disciplinas científicas, a saber a matemática, as ciências, a física e química. A par da componente académica, os participantes na mobilidade Erasmus usufruíram de um programa cultural rico proporcionado pelos anfitriões: city tour na cidade a pé com a visita a monumentos de destaque (Catedral San Gennaro, Palazzo dello Spagnolo, Castel Nuovo, Quartieri Spagnoli, Galeria Umberto I, Palácio Real), visita ao Museu Nacional de Arqueologia de Nápoles, uma tarde nas ruínas de Pompéia e um dia em Sorrento na costa amalfitana. O leque de atividades propiciado aos alunos foi vasto e foi do agrado de todos pois estes momentos mais informais fomentaram a comunicação e convívio entre todos os participantes, quer alunos, quer professores. Erasmus é isto: uma porta aberta ao diálogo, à comunicação, ao conhecimento do “Outro”, à tolerância, à união, à solidariedade.

Visite a Galeria de Fotos da mobilidade aqui.

O Agrupamento de Escolas de Castro Daire, com as recentes acreditações Erasmus no ensino escolar e ensino profissional, vai continuar a apostar nestes projetos pois potenciam o desenvolvimento pessoal e académico/ profissional e contribuem para o reforço da identidade europeia.

_______________________________________________________________________________________________________

ACREDITAÇÃO ERASMUS PARA O ENSINO ESCOLAR E PROFISSIONAL

Após um processo de 7 meses de preparação do plano Erasmus no ano letivo 2021/22 - o plano de internacionalização do nosso agrupamento - é com muita satisfação que a nossa instituição obteve a acreditação Erasmus para o ensino escolar e paro o ensino profissional.
O plano Erasmus do Agrupamento de Escolas de Castro Daire consubstancia a vontade de assumir-se como um agrupamento de referência, em sintonia com os valores da Europa e pretende ser aliciante para todos os públicos que, diariamente, ensinam e estudam nesta instituição. A nossa instituição quer apostar e proporcionar experiências formativas ricas, aliciantes, diversificadas à comunidade escolar, por forma a reforçar os princípios elencados no projeto educativo do agrupamento, a missão da nossa escola. É nosso propósito abrir as mentes dos vários atores da comunidade educativa: abrir as mentes para aprender, tolerar, arriscar, desafiar-se, crescer, unir-se, fortalecer-se. No contexto sociocultural e geográfico mais desfavorecido em que o Agrupamento de Escolas de Castro Daire se situa, acreditamos que a internacionalização é a porta de entrada a novos desafios e um trunfo para que a identidade do agrupamento saia fortalecida e um motivo para os alunos ficarem na escola.
Em fevereiro de 2023, foram realizadas duas candidaturas a financiamento no âmbito da nossa acreditação e dos nossos objetivos. O setor ensino escolar irá recebe a soma de 33000 euros e o ensino profissional 36000, fundos destinados às atividades de mobilidades pensadas para os dois setores. No que diz respeito ao ensino profissional, as mobilidades para alunos serão direcionadas para a formação em contexto de trabalho (estágios no estrangeiro).

O Plano ERASMUS está baseado nos níveis de qualidade do programa, seguindo os princípios fundamentais e as boas práticas de gestão. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS a) Inclusão e diversidade O Agrupamento de Escolas de Castro Daire respeitará os princípios da inclusão e diversidade em todos os aspetos das suas atividades, nomeadamente garantindo o envolvimento dos participantes com menos oportunidades. b) Sustentabilidade e responsabilidade ambiental c) Educação digital (alinhada com o Plano de Transição Digital e o PADDE da escola) d) Participação ativa na rede de organizações Erasmus. Esta estratégia de internacionalização da nossa escola tem como finalidade dotar a instituição de mecanismos de capacitação dos seus alunos e professores, que proporcionem mudanças visíveis no processo de ensino/ aprendizagem, em perfeita sintonia com o Projeto Educativo do Agrupamento.
Porque afinal, somos uma escola com valores, missão e visão.

1        2

PROJETOS EM CURSO

- Projeto KA210 "The Door to the future:STEAM training" 

No próximo ano letivo, irão decorrer as mobilidades de alunos e professores no âmbito do novo projecto KA210. A primeira será em outubro a Nápoles (Itália). O processo de seleção dos alunos obedecerá a critérios que aqui divulgamos, numa lógica de transparência e igualdade para todos. Nesta mobilidade em concreto, o público-alvo são os alunos que neste ano letivo se encontram no 11º ano e no próximo ano estarão no 12º ano (de todas as áreas).

Os interessados deverão ler cuidadosamente o aviso de abertura e preencher um formulário online (previamente enviado a todas as turmas alvo) até ao dia 14 de junho.

O Programa Erasmus+ proporciona um conjunto de oportunidades aos seus públicos no âmbito da mobilidade individual, cooperação entre organizações e instituições. Visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.

Agarra esta oportunidade!

Para eventuais esclarecimentos de dúvidas, é favor enviar email a Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contactar a professora Cidália Teixeira

Após a desistência de uma candidataselecionada e de depois de uma segunda ronda de entrevistas realizada no dia 21 de julho, divulgamos o candidato selecionado para a mobilidade a Nápoles no próximo mês de outubro, no âmbito do projeto KA210 "The door to the future:STEAM training"

 

DIVULGAÇÃO DA LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS

- Afonso Almeida - 11ºA - Admitido

- Carolina Gonçalves - 11ºB - Não Admitido

 

O feliz selecionado será contactado pela equipa Erasmus+ a fim de proceder já à preparação da mobilidade (autorizações, contrato de participação, etc)

 

PROJETOS ENCERRADOS

- Together to Impruve our Future! - Consultar 

- Transnational Tale Journey - Consultar

 

giae

giaeINTERNO

Resultado de imagem para centro qualifica

BIBLIOTECALOGO