2.ª fase da Avaliação de Desempenho Docente | Educatis Notícias- Calendarização dos Procedimentos de Avliação 2020/2021 - Consultar

- ADD 2020/2021 - Nota Informativa - Consultar

- Avaliação por Ponderação Curricular - Consultar

- Modelo de relatório de Autoavaliação - Consultar

PARLAMENTO DOS JOVENS 2021

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTRO DAIRE REPRESENTOU O DISTRITO DE VISEU NA SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS

 

No passado dia 25 de maio, realizou-se por videoconferência, no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), em Viseu, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário. O tema em debate foi: Violência Doméstica e no Namoro: como garantir o respeito e a igualdade?

A Escola Secundária de Castro Daire teve a honra de ser a representante distrital na sessão nacional, que habitualmente se realiza na Assembleia da República, e que, neste ano, por razões pandémicas, teve que ser por videoconferência a partir das capitais de distrito. Os representantes eleitos na sessão escolar e, posteriormente, na sessão distrital foram as deputadas Beatriz Cardoso e Gabriela Correia e o jornalista Pedro Correia. A par da nossa escola estiveram ainda presentes alunos da Escola Profissional Mariana Seixas de Viseu e da Escola Secundária de Mangualde a representar o círculo de Viseu.

A sessão teve início às dez horas da manhã com a Abertura Solene do Plenário pelo Presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues, que felicitou a participação neste ano de mais de mil escolas, “o que reflete o sucesso desta iniciativa”. Seguidamente, interveio Firmino Marques, Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, e Ilda Figueiredo, economista, professora e antiga Deputada à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, que destacaram a importância da intervenção política dos jovens como futuros cidadãos do nosso país.

Após as intervenções iniciais, seguiu-se um período de perguntas aos Deputados da Assembleia da República com forte adesão dos deputados dos vários círculos do país e, inclusivamente, de alunos estrangeiros.

Para terminar a sessão da manhã, foram apresentadas as trinta medidas mais votadas previamente pelos deputados eleitos à Sessão Nacional. As cinco medidas mais votadas, numa pré-votação, não foram objeto de debate e votação na Sessão Plenária, integrando a Recomendação final à Assembleia da República. O debate terminou na parte da tarde com a votação final global da Recomendação. Das vinte e cinco medidas discutidas foram selecionadas dezassete, entre as quais se destacam aquelas que as nossas deputadas apresentaram, a partir da reflexão e discussão ocorrida na assembleia de escola: criação, por Concelho, de uma comissão de prevenção e de combate à violência doméstica e no namoro e a criação de uma rede de apoio psicológico mais eficaz, através do reforço do acesso à saúde mental no SNS. De destacar que estas medidas, aprovadas pelos alunos/deputados vão ser posteriormente analisadas e revistas pelo governo, antes da implementação final.

As deputadas da nossa escola intervieram ainda contra a eliminação das medidas 12 e 18 tendo a Gabriela Correia defendido a promoção de um programa educacional que dissemine os valores éticos do respeito e da igualdade de género e uma cultura de não violência nas escolas. A Beatriz Cardoso propôs a implementação de uma rede de apoio e de reabilitação/ reinserção de agressores na sociedade. Contudo, estas medidas não foram aprovadas.

A Sessão Nacional encerrou com a intervenção da deputada Maria Begonha, Coordenadora do Grupo de Trabalho do Parlamento dos Jovens da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, e com o Hino Nacional cantado por todos os presentes.

Esta atividade é, do ponto de vista da cidadania, desenvolvimento pessoal e da participação cívica, muito enriquecedora. Dando voz aos jovens fá-los sentir como co-responsáveis pelo construção do destino coletivo em que vivemos. A participação ativa dos jovens nas instituições, locais, distritais e nacionais é essencial para a construção de um futuro mais justo para todos.

OFERTA FORMATIVA 2021-2022

Se está a frequentar o 9º ano, esta informação merece a tua atenção!

Reserva já a tua vaga clicando no botão INSCREVE-TE JÀ

Para obteres mais informações contacta-nos pelo telefone 232 382 510 ou pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Também podes saber mais informações junto dos Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas de Catsro Daire.

EPDivulgação

 

PROVAS E EXAMES 2021

Exames

No presente ano letivo a inscrição nos Exames e Provas Nacionais será com recuros à aplicação informática “PLATAFORMA DE INSCRIÇÃO ELETRÓNICA EM PROVAS E EXAMES - PIEPE”.

O prazo das inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário decorre nas datas publicadas no Despacho Normativo n.º 10-A/2021, de 22 de março, correspondente a 16 (dezaseis) dias úteis, no período de 24 de março a 15 de abril de 2021.

Acesso à Plataforma PIPE - aqui

Disponibilizamos aqui o Manual de Instruções e Perguntas Frequantes sobre a utilização da plataforma - FAQ

 

Subcategorias

giae

giaeINTERNO

Resultado de imagem para centro qualifica

BIBLIOTECALOGO