ECO ESCOLAS

Imprimir
Visitas: 5472

Portal web do Projeto - Aceder aqui

 

ESCOLA DE FAREJINHAS 

No âmbito do programa Eco-Escolas, divulgamos os trabalhos realizados pelos alunos dos 2º, 3º e 4º anos da Escola Básica de Farejinhas, em prol da sustentabilidade ambiental, dando sempre prioridade à utilização de materiais recicláveis.

Ao longo do ano participaram em webinares sobre a importância de preservar o "nosso" Planeta, sempre com a preocupação de tornar o Planeta Terra saudável!

Visualizar Galeria aqui

__________________________________________________________________________________________________

CAMPANHA "VAMOS AJUDAR A MAFALDA"

MafaldaOs pais da Mafalda agradecem todo o empenho e colaboração demonstrado pelo Agrupamento de Escolas de Castro Daire, na recolha de "Tampinhas de Plástico" no âmbito da campanha "Vamos ajudar a Mafalda".

Graças à recolha conseguida pelo nosso agrupamento e a muitos outros contributos, a Mafalda está a conseguir grandes progressos.

Um grande Bem Haja!

Hoje pela Mafalda, amanhã por todos nós!

É na solidariedade que demonstramos os nossos melhores valores!

Visualizar Galeria aqui

_________________________________________________________________________________________________

HASTEAMENTO DA BANDEIRA VERDE NA ESCOLA BÁSICA Nº2 DE CASTRO DAIRE

Lisboa recebe Dia das Bandeiras Verdes a 30 de outubro – Eco-EscolasA Escola Básica Nº2 de Castro Daire, hasteou no passado dia 6 de julho, a sua 15ª Bandeira Verde - Galardão Eco Escolas, numa cerimónia simples mas com grande significado. Demonstrando assim o caminho delineado por toda a comunidade escolar com o objetivo de promover uma postura ativa e  indispensável à sustentabilidade ambiental.

Esta pequena cerimónia contou com a presença dos representantes da Câmara Municipal, o vereador da Educação, Profº Armando Lemos,  a Sra. Engª Patrícia Cardoso, o Engº Marcel Ribeiro, a Coordenadora de Estabelecimento, Profª Salete Duarte, entre outros professores, assistentes operacionais  e alunos.

Visualizar Galeria aqui

__________________________________________________________________________________________________

HASTEAMENTO DA BANDEIRA VERDE NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTRO DAIRE

Lisboa recebe Dia das Bandeiras Verdes a 30 de outubro – Eco-EscolasA segunda Bandeira Verde da Escola Secundária/3 de Castro Daire, foi hasteada no passado dia 17 de junho, numa cerimónia simples mas com grande significado. Demonstrando assim o caminho traçado por toda a comunidade escolar com o objetivo de promover uma postura ativa e  indispensável à sustentabilidade ambiental.

Esta pequena cerimónia contou com a presença dos representantes da Câmara Municipal, o vereador da Educação, Profº Armando Lemos,  a Sra. Engª Patrícia Cardoso, o Engº Marcel Ribeiro, o Diretor do Agrupamento, António Luís Ferreira, entre outros professores, assistentes operacionais  e alunos.

 

Visualizar Galeria aqui

__________________________________________________________________________________________________ 

22 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA TERRA

22 de Abril – Dia da Terra – Intersecta Engenharia

O Dia Mundial da Terra é comemorado anualmente a 22 de abril. Este dia, também é chamado de Dia do Planeta Terra.

É o dia do ano mais importante para o planeta Terra, dedicado a alertar para a necessidade de promover um desenvolvimento sustentável enquanto fator fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

Este ano, o tema gira em torno da Recuperação da Terra, e é assinalado através de uma cimeira climática global convocada pela Administração do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
As comemorações do Dia Mundial da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes.

Este dia é hoje celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de mil milhões de pessoas que manifestam o seu compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra. 

Reciclar, faz parte de um desses compromissos para preservar o planeta Terra! Acede aos links que se seguem e entra no mundo da reciclagem.

 

https://academiapontoverde.pt/

https://academiapontoverde.pt/pt/desafios/passatempo-jogo-da-memoria

__________________________________________________________________________________________________

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, os alunos na disciplina de Ciência Ativa, em parceria com o programa Eco - Escolas elaboraram "Gotas de Água" com mensagens apelativas à poupança de água - Consultar aqui

Poupar Água

A água é essencial à vida. Ao contrário do que se pensa a água para consumo disponível no planeta não é muita. 97,5% da água é salgada e está basicamente nos mares e oceanos. A água doce, que só representa 2,5% do total, está na sua maior parte nos glaciares polares, estando apenas 0,3% desta disponível e de fácil acesso em lagos, rios e lençóis subterrâneos pouco profundos. Por isto o seu uso deve ser racional e a poupança de água é necessária e dever de todos.

POUPAR ÁGUA, É UM DEVER TE TODOS!

                               POUPA HOJE, PARA A TERES AMANHÃ!

__________________________________________________________________________________________________

ECO CÓDIGOS

Os eco - códigos (frases) foram elaboradas por várias turmas do agrupamento e que o póster foi construído pelo aluno  Lucas Figueiredo Pereira, 3ºE do Curso Profissional Técnico de Multimédia.

Consultar o poster Eco Código - aqui

__________________________________________________________________________________________________

DIA MUNDIAL DA TERRA

Capturar

O Dia Mundial da Terra, 22 de abril, é uma data festiva comemorada em 192 países e que existe desde 1970. Esta data foi criada nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. Para além de criar a data, este senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos da mesma.

Esta foi criada com o objetivo de promover discussões por todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Pretendeu ainda, criar uma consciência mundial sobre os problemas da poluição, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desflorestação e outros problemas que ameaçam a vida no nosso planeta.

Preservar e usar de forma inteligente os recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta no Dia da Terra!

O desenvolvimento sustentável do planeta Terra é fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

O Planeta Terra precisa de todos nós!

E TU, ENQUANTO CIDADÃO, COMO PODES CONTRIBUIR?

Determina a tua PEGADA ECOLÓGICA e fica a saber se és um cidadão ecológico ou não! clica aqui

__________________________________________________________________________________________________

CASTRO DAIRE OCUPA O 1º LUGAR NO DISTRITO DE VISEU, DA 11ª EDIÇÃO DA GERAÇÃO DEPOSITRÃO. 

EscolaEletrão

Já são conhecidos os resultados da 11ª edição da Geração Depositrão, (recolha de REEE`s; resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos), e o Agrupamento de Escolas de Castro Daire conseguiu alcançar o 1º lugar, a nível distrital.

Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação da Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco - Escolas.

A Geração Depositrão contou, em média, com o envolvimento de mais de 900 entidades, 420 mil alunos e cerca de 40 mil professores.

A tabela em anexo, revela o TOP Distritos/Regiões Autónomas – Geração Depositrão 2018/2019

_________________________________________________________________________________________________________

Cartazes elaborados pelos alunos do 3º E - Curso Profissional de Multimédia,  para divulgação do concurso inter-turmas: "Recolha de Resíduos".

Sabe mais no Facebook do Agrupamento.

Capturar

_________________________________________________________________________________________________________

Resultado de imagem para ECO ESCOLASCerimónia de entrega das Bandeiras Verdes - Guimarães

No passado dia 18 de outubro, em Guimarães, milhares de alunos, de todos os níveis de ensino, deslocaram-se até ao Pavilhão Multiusos de Guimarães para celebrar o Dia das Bandeiras Verdes 2019. O Agrupamento de Escolas de Castro Daire esteve presente nesta iniciativa, representado por um grupo de 7 alunos e 2 professoras.

Na edição referente ao ano letivo 2018/2019 participaram 1564 escolas de todo o território nacional.

O programa Eco-Escolas faz parte da estratégia de educação para a cidadania nas escolas. A entrega da Bandeira Verde é uma cerimónia que evidencia o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do ano escolar.

Esta iniciativa é coordenada a nível internacional, nacional, regional e de cada escola. A nível nacional o programa é coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Ao longo deste dia os nossos alunos tiveram oportunidade de observar vários trabalhos desenvolvidos por outras escolas, onde se destaca a construção de uma armadilha natural para capturar Vespas asiáticas. Além disso, tiveram oportunidade de assistir ao vivo, ao concerto do grupo “Os Azeitonas”.

 

Disponibilizamos aqui algumas fotos.

 

 

giae

giaeINTERNO

Resultado de imagem para centro qualifica

BIBLIOTECALOGO