AECD ETWINNING

Imprimir
Categoria: Atendimento DT
Criado em 23 setembro 2019 Publicado em:
Escrito por Administrator Visitas: 463

ANO LETIVO 2019/2020

Depois de no ano letivo 2017/ 2018 o agrupamento ter recebido o SNQ pelo projeto "The importance of traditional games as a factor of cultural integration" e posteriormente o Selo Europeu de Qualidade, a mesma equipa de trabalho lançou-se num novo desafio e, concomitantemente, num novo projeto intitulado "A Journey through Traditional dances: understanding a culture". Assim, os professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado trabalharam com parceiros da Turquia, Itália, Espanha e o Brasil e respetivas turmas para divulgar as danças tradicionais dos seus países, aprender os seus passos num trabalho coletivo que culminou em partilhas de elevado interesse na plataforma Twinspace, videoconferências com os professores e alunos, troca de postais entre todos os países participantes, vídeos vários… Mais uma vez recebemos o SNQ com este projeto, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores responsáveis.

Além deste projeto, a professora Cidália Teixeira, docente de Espanhol desenvolveu um projeto com uma escola espanhola de Lepe  (na província de Huelva) que aprende o Português e a sua turma de Espanhol do 9ºB. O projeto "Glossário virtual de expressões idiomáticas ilustradas" foi contemplado com o SNQ e visou construir um glossário de expressões idiomáticas portuguesas e espanholas e ilustrá-lo com desenhos alusivos a cada expressão realizados pelos próprios alunos, desenvolvendo assim as suas competências linguísticas e ainda as competências artísticas e tecnológicas. 

Os alunos que participaram neste projeto , antigos alunos do 9ºB e que vão receber o diploma são:

Ana Carolina Henrique, Daniela Quintans, Diana Monteiro, Joana Teixeira, Letícia Pereira, Mariana Ferreira, Marta Seiceira, Rui Pereira, Sandra Teixeira, Sara Marado, Soraia Ferreira, Tarcylla

O professor Marcos Morgado desenvolveu igualmente outro projeto com a turma 1º E do Ensino Profissional  denominado “A Healthy style of life in Europe”. Este projeto que teve como parceiros a Turquia, Itália e Polónia teve com principal objetivo partilhar os hábitos alimentares dos alunos e promover hábitos de vida saudáveis através da prática da atividade física. Sendo este projeto também reconhecido com o SNQ, estando de parabéns todos os envolvidos. 

O Selo Nacional de Qualidade é concedido a professores com excelentes projetos eTwinning, indicando que o projeto atingiu um determinado nível de qualidade no seu país. Este tipo de projetos obedece a critérios rigorosos a saber, deve revelar inovação pedagógica; fazer a integração curricular tendo em conta a flexibilidade do currículo; existir comunicação e intercâmbio entre as escolas parceiras; fazer uso das tecnologias e não menos importante, apresentar resultados, impacto, documentação e sustentabilidade.

Como reconhecimento do trabalho feito no eTwinning a nível escolar nestes 2 últimos anos, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire foi distinguido com o Selo de Escola eTwinning.

O princípio por trás deste selo relaciona-se com a vontade do eTwinning em reconhecer e avaliar o envolvimento, compromisso e dedicação, não só de alguns eTwinners dispersos, mas de equipas de professores e dirigentes da mesma escola.

O conceito de alcance de estatuto de Escola eTwinning é o de uma jornada de desenvolvimento, com componentes que podem ser avaliadas objetivamente. Não pretende ser uma competição, mas sim uma progressão de um nível para o seguinte.

Com a obtenção deste selo, iremos :

- Obter uma maior visibilidade a nível europeu

- Integrar uma rede europeia de escolas eTwinning proeminentes para inspirar o futuro desenvolvimento do eTwinning

- Ser reconhecido como líder nas áreas de:Práticas digitaisPráticas de eSafetyAbordagens inovadoras e criativas à pedagogiaPromoção do desenvolvimento profissional contínuo do pessoalPromoção de práticas de ensino colaborativas com o pessoal e alunos

Relembramos que no universo de 200 mil escolas em todas a Europa, só 1004 são escolas com selo eTwinning. Em Portugal são apenas 59 e somos uma delas.

 

Projeto Healthy Style in Europe

Paulo Alexandre Fernandes Ferreira; Fábio Morais Monteiro; Fátima da Silva Ribeiro Ribeiro; Francisco Oliveira Pinto; Gonçalo Monteiro Pereira; João Artur Macedo Ferreira; Rodrigo Costa Vicente; Rodrigo Almeida Oliveira; Rita Carvalho Neves Arroio Almeida; João Carlos Pinto de Almeida; Alexandra Tomé Magalhães; Ana Catarina Costa Esteves; Cristiana Pereira da Costa; Daniel Pereira Gonçalves; Filipe Daniel Rocha Silva; Hugo Emanuel Rodrigues Francisco;Lara Tatiana Gomes Baptista; Lúcia Maria Tomé Maghalhães.

Projeto A Jorney throught traditional dances: understanding a culture

Ana Pinto; Bianca Rocha; Frederico Duarte; Gonçalo Almeida; Inês Dias; Joana Parente; Lara Ribeiro; Leonor Ferreira; Leonor Rodrigues; Margarida Paiva; Maria Albuquerque; Maria Eduarda Pinto; Mariana Oliveira; Marta Magalhães; Tomás Rodrigues; Verónica Silva; José Afonso Correia; Lucas Pereira

 

Consultar Albúm aqui

Consultar Vídeo aqui

______________________________________________________________________________________________________

etw

Mais uma conquista para o nosso agrupamento.

No passado dia 8 de novembro o Sr. Diretor do Agrupamento esteve presente na Cerimónia de entrega de prémios eTwinning onde a nossa escola foi galardoada com o selo de escola eTwinning. Este reconhecimento é atribuído as escolas pelo trabalho inovador, em nome da promoção da cidadania, da consciência cultural e da competência digital, bem como o desenvolvimento de uma cultura de colaboração dentro e fora das escolas, comunidades locais e países. Das 200.620 escolas da Europa, somente 1004 ostentam este reconhecimento agora atribuído à nossa escola. Na mesma cerimónia, foram ainda entregues os selos de qualidade europeus, que reconhecem a excelência do trabalho desenvolvido pelos professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado nos projetos "A Journey through traditional dances: understanding a culture" e “ A healthy style of life in Europe”. Estes projetos estão entre os 1305 projetos mais importantes desenvolvidos em toda europa. Estes reconhecimentos são conquistados pelo trabalho conjunto de toda comunidade educativa, com destaque especial ao trabalho desenvolvido pelos alunos participantes que trabalharam de maneira muito empenhada para atingirmos este reconhecimento.

Consultar Galeria aqui

______________________________________________________________________________________________________

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE NOVAMENTE DISTINGUIDO COM 3 SELOS NACIONAIS DE QUALIDADE (SNQ) DE 3 PROJETOS ETWINNING 2019

Depois de no ano letivo 2017/ 2018 o agrupamento ter recebido o SNQ pelo projeto "The importance of traditional games as a factor of cultural integration" e posteriormente o Selo Europeu de Qualidade, a mesma equipa de trabalho lançou-se num novo desafio e, concomitantemente, num novo projeto intitulado "A Journey through Traditional dances: understanding a culture". Assim, os professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado trabalharam com parceiros da Turquia, Itália, Espanha e o Brasil e respetivas turmas para divulgar as danças tradicionais dos seus países, aprender os seus passos num trabalho coletivo que culminou em partilhas de elevado interesse na plataforma Twinspace, videoconferências com os professores e alunos, troca de postais entre todos os países participantes, vídeos vários… Mais uma vez recebemos o SNQ com este projeto, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores responsáveis, tendo sido referido pela equipa de avaliadores nacionais: “Parabéns pelo projeto! Conhecer as danças de cada local é, sem dúvida, um modo de conhecermos melhor os outros e um bom pretexto para compreendermos e falarmos uma nova língua. (...) Parabéns pelo trabalho desenvolvido.”

Capturar1

Além deste projeto, a professora Cidália Teixeira, docente de Espanhol desenvolveu um projeto com uma escola espanhola de Lepe  (na província de Huelva) que aprende o Português e a sua turma de Espanhol do 9ºB. O projeto "Glossário virtual de expressões idiomáticas ilustradas" foi contemplado com o SNQ e visou construir um glossário de expressões idiomáticas portuguesas e espanholas e ilustrá-lo com desenhos alusivos a cada expressão realizados pelos próprios alunos, desenvolvendo assim as suas competências linguísticas e ainda as competências artísticas e tecnológicas. Anteriormente, os alunos ainda foram postos à prova com um Kahoot elaborado por cada país parceiro.

Seguem os links dos dois glossários realizados no âmbito do projeto eTwinning. Glossário 1 e Glossário 2

Capturar2

O professor Marcos Morgado desenvolveu igualmente outro projeto com a turma 1º E do Ensino Profissional  denominado “A Healthy style of life in Europe”. Este projeto que teve como parceiros a Turquia, Itália e Polónia teve com principal objetivo partilhar os hábitos alimentares dos alunos e promover hábitos de vida saudáveis através da prática da atividade física. Sendo este projeto também reconhecido com o SNQ, estando de parabéns todos os envolvidos. A equipa de avaliadores nacionais destacou: "O projeto permitiu que os alunos assimilassem melhor a necessidade de um estilo de vida saudável, menos sedentário e com uma melhor alimentação, permitindo que trabalhassem em torno de uma certa herança cultural, promovendo, de forma bastante positiva, uma pedagogia colaborativa entre os alunos dos países parceiros, possibilitando a interação entre os alunos dos 4 países. Recorre a um conjunto variado de ferramentas web propiciadoras de um trabalho efetivo entre alunos e professores, nomeadamente, Kahoot!, Padlet, Genially; facilmente identificáveis nos diferentes produtos apresentados. São ainda exploradas ferramentas de comunicação. Projeto integrado no currículo dos alunos e cujo trabalho foi considerado para a avaliação dos mesmos. O facto de o TwinSpace estar privado, revela preocupação com as questões relativas à proteção de dados, facto que é muito positivo. PARABÉNS pelo projeto e pelos bons hábitos partilhados, continue a trabalhar estas questões.”

Capturar3

O Selo Nacional de Qualidade é concedido a professores com excelentes projetos eTwinning, indicando que o projeto atingiu um determinado nível de qualidade no seu país. Este tipo de projetos obedece a critérios rigorosos a saber, deve revelar inovação pedagógica; fazer a integração curricular tendo em conta a flexibilidade do currículo; existir comunicação e intercâmbio entre as escolas parceiras; fazer uso das tecnologias e não menos importante, apresentar resultados, impacto, documentação e sustentabilidade.

Refira-se que estes projetos foram avaliados por uma bolsa de avaliadores entre os quais se encontram os embaixadores eTwinning. 

 

Glossário virtual de expressões idiomáticas ilustradas Cidália Teixeira - Consultar

A Journey Through Traditional Dances: Understanding a Culture! Cidália Teixeira - Consultar

A Journey Through Traditional Dances: Understanding a Culture! Helena Magueja - Consultar

A Journey Through Traditional Dances: Understanding a Culture! Marcos Morgado - Consultar

A Healthy style of life in Europe. - Consultar

 

ESCOLA ETWINNING

seloetwinning

Como reconhecimento do trabalho feito no eTwinning a nível escolar, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire foi distinguido com o Selo de Escola eTwinning.

A ideia de reconhecimento pelo trabalho feito no eTwinning existe desde o começo dos Selos de Qualidade, disponíveis aos professores pelos seus projetos a nível nacional e europeu. No entanto, nestes selos só está previsto o reconhecimento do trabalho individual de professores em projetos. De forma a reconhecer o trabalho feito a nível escolar, foi desenvolvido um novo selo: Escola Etwinning

O princípio por trás deste selo relaciona-se com a vontade do eTwinning em reconhecer e avaliar o envolvimento, compromisso e dedicação, não só de alguns eTwinners dispersos, mas de equipas de professores e dirigentes da mesma escola.

O conceito de alcance de estatuto de Escola eTwinning é o de uma jornada de desenvolvimento, com componentes que podem ser avaliadas objetivamente. Não pretende ser uma competição, mas sim uma progressão de um nível para o seguinte.

Com a obtenção deste selo, iremos :

- Obter uma maior visibilidade a nível europeu

- Integrar uma rede europeia de escolas eTwinning proeminentes para inspirar o futuro desenvolvimento do eTwinning

- Ser reconhecido como líder nas áreas de: Práticas digitaisPráticas de eSafetyAbordagens inovadoras e criativas à pedagogiaPromoção do desenvolvimento profissional contínuo do pessoalPromoção de práticas de ensino colaborativas com o pessoal e alunos

- Ter a possibilidade de exibir o Selo de Escola eTwinning em todos os materiais de promoção e informação.

 

ETWINNING - EUROPEAN QUALITY LABEL

european quality 600x400

Depois de termos sido agraciados com a atribuição de reconhecimento nacional através do Selo de qualidade nacional - Etwinning, o Agrupamento de Escolas foi distinguido com o SELO EUROPEU DE QUALIDADE pelo projeto  "The importance of the Traditional games as a factor of cultural integration”. Tal distinção evidencia o trabalho desempenhado dos alunos e professores envolvidos no projeto. Ler mais aqui

 

Depois de no ano letivo 2017/ 2018 o agrupamento ter recebido o SNQ pelo projeto "The importance of traditional games as a factor of cultural integration" e posteriormente o Selo Europeu de Qualidade, a mesma equipa de trabalho lançou-se num novo desafio e, concomitantemente, num novo projeto intitulado "A Journey through Traditional dances: understanding a culture". Assim, os professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado trabalharam com parceiros da Turquia, Itália, Espanha e o Brasil e respetivas turmas para divulgar as danças tradicionais dos seus países, aprender os seus passos num trabalho coletivo que culminou em partilhas de elevado interesse na plataforma Twinspace, videoconferências com os professores e alunos, troca de postais entre todos os países participantes, vídeos vários… Mais uma vez recebemos o SNQ com este projeto, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores responsáveis, tendo sido referido pela equipa de avaliadores nacionais: “Parabéns pelo projeto! Conhecer as danças de cada local é, sem dúvida, um modo de conhecermos melhor os outros e um bom pretexto para compreendermos e falarmos uma nova língua. (...) Parabéns pelo trabalho desenvolvido.”

 

giae

giaeINTERNO

Resultado de imagem para centro qualifica

BIBLIOTECALOGO