Imprimir
Visitas: 19735

ATIVIDADES

 

Imagem relacionadaNo dia 2 de novembro a turma do 1ºE do Curso de Comunicação e Serviço Digital da Escola Secundária, realizou um Workshop de Vídeo e Linguagem TV. O convidado externo para esta formação foi o prof. Paulo Quintela, com grande experiência na área onde atualmente desenvolve atividade, bem como o professor da disciplina de Comunicação, Pedro Pontes. O evento começou pela manhã às 10:30h, onde se procedeu à instalação do material de TV, instalado na sala A1. Nesta tarefa constatou-se a necessidade de tempo e destreza na preparação de um estúdio de televisão.

O trabalho demorou bastante tempo, pois são vários os materiais que se exigem para montar um estúdio de TV. Por exemplo câmaras, computador, luzes, régie, painel, entre cabos e ligações. Entretanto o prof. Paulo Quintela, depois de tudo montado, explicou como funciona um programa de televisão.

Os alunos do Curso de Comunicação e Serviço Digital da turma do 1ºE iniciaram as gravações onde cada um falou sobre si em auto biografia previamente preparada nas aulas de Comunicação. As gravações foram realizadas com texto corrido em tele-ponto, microfone de lapela e cenário virtual, onde os alunos se ouviam com recurso a auscultadores. Este equipamento serviu para o controlo de som durante as gravações.

Nem todos os alunos conseguiram realizar as gravações durante a manha, pelo que estas continuaram durante a tarde. Os registos foram efetuados com a utilização da “claquete”, instrumento de arranque para início das gravações. Os alunos perceberam que para se construir um pequeno filme, são necessárias varias tentativas, para uma produção de vídeo. Depois das gravações individuais, realizou-se um pequeno debate entre dois colegas e um moderador, também aluno. Esta tarefa serviu para contextualizar o sentido de oportunidade e de tempo no discurso direto nos media.

O dia foi de grande utilidade para os alunos do Curso de Técnico de Comunicação e Serviço Digital, que agradeceram a presença do professor Paulo Quintela, na expetativa de poder voltar à escola secundária para outro Workshop, depois de auscultado o interesse de outros alunos nesta área.

Consultar galeria aqui

barra

Resultado de imagem para halloween  Exposição de "Figuras alusivas ao Halloween" na E.B. 2, 3 de Castro Daire. Parabéns a todos os alunos que participaram. Visualizar aqui

 

  

  barra

Resultado de imagem para ESPANHOLNo dia 12 de outubro, o grupo disciplinar de Espanhol celebrou o Día de la Hispanidad, uma comemoração que abrange todos os países hispânicos.
Esta data assinala a chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano a 12 de outubro de 1492 promovendo, deste modo, o encontro de dois mundos que não se conheciam. 

Assim, as professoras de Espanhol envolveram as suas turmas para transformar o polivalente da Escola Secundário num museu com as figuras históricas e atuais que marcam o panorama político, musical, literário e artístico de Espanha e de alguns países da América Latina. O curso profissional de Restauração – variante de cozinha e pastelaria associou-se à iniciativa confecionando algumas iguarias típicas espanholas para servir ao pessoal docente, não docente e alunos. Por fim, o intervalo das 10:00 ficou mais animado com o flash mob vibrante no polivalente ao som do famoso Despacito de Luis Fonsi cuja logística esteve a cargo da turma do curso profissional de Multimédia e do professor Paulo Carvalho. As alunas de 12º ano da disciplina de opção Espanhol, juntamente com as professoras Cidália Teixeira e Tânia Oliveira de Espanhol e da professora Carla Teixeira do curso profissional de Logística, dançaram e transmitiram boas energias a toda a comunidade educativa. Cinco minutos foram suficientes para contagiar os presentes e atingir os objectivos propostos.

As professoras de Espanhol agradecem a colaboração dos professores Carla Teixeira, Rui Coelho, Paulo Carvalho, Fernanda Tavares (a repórter fotográfica de serviço) assim com a todos os funcionários que prestaram um valioso contributo na organização da atividade.

Vê o vídeo aqui

barra

Imagem relacionadaDIA MUNDIAL DA VISÃO

O Dia Mundial da Visão comemora-se todos os anos na segunda quinta feira do mês de outubro, que neste ano calha no dia 11 de outubro.

A comemoração deste dia advém da extrema importância que a visão desempenha no nosso dia a dia. Usamos a visão para ver televisão, usar o telemóvel, ler um livro ou jornal, ..., enfim o uso da visão está presente nas nossas várias tarefas.

 A ausência de cuidados e de atenção a certos sinais de alerta podem levar ao desenvolvimento de várias doenças visuais ou até mesmo à cegueira.

Por isso, consulte o seu médico oftalmologista e cuide da saúde dos seus olhos!!

barra

Resultado de imagem para etwinning

No ano letivo de 2017/2018 o nosso Agrupamento implementou um projeto internacional no âmbito do Etwinning intitulado: “The importance of the Traditional games as a factor of cultural integration” (A importância dos jogos tradicionais como fator de integração cultural). O Etwinning tem como um dos seus objetivos principais criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação, sendo criado para dar às escolas a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos. Pretende-se ainda, promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.

Considerado o jogo como instrumento lúdico ímpar para o desenvolvimento de competências em várias áreas dos saberes e a tradição como reflexo da culturalidade de um povo, este projeto internacional de iniciativa e coordenação do nosso Agrupamento, acolheu o parecer positivo do Serviço de Apoio Nacional (NSS) da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) da Direção-Geral da Educação e teve como parceiros escolas da Itália (23 alunos), Turquia (20 alunos) e Espanha (20 alunos). Por parte do nosso Agrupamento, participaram 24 alunos das turmas 7ºE (Bruna Paiva, Carlos Aguiar, Lara Ribeiro, Leonor Ferreira, Margarida Paiva e Rodrigo Santos), 7ºF (Ana Luísa Pereira, Ângela Fernandes, Diogo Morgado, Filipa Morais, Liliana Carvalho, Mariana Figueiredo e Nádia Coelho) e 8ºB (Ana Carolina Henriques, Daniela Quintans, Diana Monteiro, Joana Teixeira, Mariana Ferreira, Marta Seiceira, Patricia Ribeiro, Rui Pedro Pereira, Sandra Almeida, Sara Marado e Soraia Ferreira).

Capturar

A principal linha condutora do projeto teve como objetivo compartilhar os diferentes jogos tradicionais dos países participantes, resgatando a cultura local e permitindo a integração dos estudantes de diferentes países europeus através da prática lúdica do jogo. Dentro deste âmbito, fomentou-se a pesquisa dos jogos tradicionais envolvendo a comunidade educativa e local, aprendizagem e dinâmica dos jogos tradicionais, desenvolvimento de competências nas áreas das TIC’s, nomeadamente na utilização da plataforma Twinspace, filmagem e edição de vídeos para compartilhamento de jogos, utilização das línguas estrangeiras, apresentação da cultura local, entre outras.

Ao longo do ano letivo dinamizaram-se várias etapas que culminaram na elaboração de um E-magazine com realidade aumentada com os melhores momentos do projeto, que poderá ser consultado clicando na capa da revista.  

Link para descarregar aplicação de realidade aumentada: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.aurasma.aurasma

Os professores responsáveis pelo projeto, Marcos Morgado, Cidália Teixeira e Helena Magueija congratulam os nosso alunos pelo empenho e dedicação neste projeto, bem como todos os nossos novos amigos, alunos e professores da Itália, Turquia e Espanha.

We are stronger together.  

barra

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE 

Imagem relacionadaO Dia Mundial do Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e tem como objetivo, sensibilizar a sociedade para os problemas ambientais existentes no planeta. Consulta toda a informação aqui

 

 

 barra

VIAGEM DE ESTUDO

Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo disciplinar deste Agrupamento decidiu proporcionar aos alunos desta disciplina uma viagem de estudo a Espanha. Como a capital tem destinos turísticos e culturais inesgotáveis, a opção recaiu sobre ir novamente a Madrid (após uma primeira edição no ano letivo de 2016/ 2018), desta vez numa visita de três dias- 28, 29 e 30 de abril.

O primeiro e o último dia estiveram reservados à cultura, o segundo dia à diversão.

No dia 28 de abril, o grupo de cinquenta e cinco alunos e seis professores chegou ao Parque do Retiro ao início da tarde, mesmo a tempo de repor energias com um farto farnel, com o lago e arvoredo como pano de fundo. A tarde foi passada na descoberta do pulmão verde da capital madrilena: o Palácio de Cristal, o Palácio de Velázquez (a exposição temporária de Beatriz González). O grupo ainda se deslocou à estação de Atocha (palco dos atentados do 11 de março de 2004) para contemplar o fabuloso jardim botânico interior e por fim ao Centro de Arte Reina Sofía cujo principal cartão de visita é o quadro Guernica de Picasso da exposição permanente.

O segundo dia foi inteiramente dedicado ao parque de diversões Warner Bros. Ninguém ficou indiferente às inúmeras atividades existentes: montanhas russas, espetáculos de rua, hotel fantasma, diversões aquáticas, show musical... Miúdos e graúdos passaram um dia inesquecível na companhia das personagens que povoaram a sua infância: Tweety, Tom e Jerry, Flinstones, Scooby Doo...

O último dia começou com uma visita a um dos maiores palcos do futebol mundial: o estádio Santiago Bernabéu. Um tour grandioso de quase duas horas onde nada faltou: vista panorâmica, museu dos troféus, relvado, bancada VIP, balneários dos jogadores e loja do clube. De seguida, todo o grupo almoçou no Hard Rock Café. Para terminar em beleza, alunos e professores passearam pelo centro histórico de Madrid: Puerta del Sol (a estátua de El oso y el madroño e o Kilómetro Cero), Plaza Mayor, Mercado de San Miguel, Casa de la Villa, Catedral de la Almudena, Palácio Real e o Templo de Debod .

A professora de Espanhol Cidália Teixeira e os professores acompanhantes querem destacar o espírito de grupo de todos os participantes e felicitam o comportamento, a postura e o sentido de responsabilidade demonstrados pelos alunos ao longo dos três dias da visita de estudo.

É sempre gratificante sentir que os alunos valorizam os esforços dos professores no sentido de proporcionar-lhes experiências únicas, momentos que dificilmente irão esquecer.

Acede à galeria de fotos aqui

barra

JA PortugalSeguem algumas fotos da participação dos alunos Daniel Caetano, Hugo Rodrigues e Nuno Pereira do 12º E, da Escola Secundária na Feira (I)limitada, A Empresa, da JA Portugal. Da parte da manhã foi a apresentação de todos os projetos, inclusive do I. Sénior da  Escola Secundaria de Castro Daire. Durante a tarde realizou-se a feira (i)limitada com apresentação do projeto,em exibição e apreciação na iteração com o Juri que por ali passava.

Infelizmente não fomos contemplados para a final em Lisboa, mas fomos dos 24 projetos selecionados de entre inúmeras escolas concorrentes nesta fase da região centro em Coimbra.  Os alunos promotores estão de parabéns pela participação e apresentação deste projeto inovador. Consulta fotogaleria aqui.

Do distrito de Viseu estiveram presentes 2 escolas. A Escola Secundária de Castro Daire e a Escola Secundaria Felismina Alcântara de Mangualde 

barra

Imagem relacionada AÇÃO DE FORMAÇÃO SOBRE AUTISMO

No passado dia 21 de abril foi realizada a Ação de Formação: " Vamos falar sobre o autismo?". Esta foi organizada pelo grupo de educação especial e a associação de pais do nosso Agrupamento, representada pela presidente , Sra Dona Regina Ribeiro Tivemos várias intervenções, a da Diretora da APPDA de Viseu, Dra Prazeres Domingues, que se fez acompanhar pelo grupo Bué Animados, um grupo de jovens com autismo que tocam e cantam muito bem, além da mãe de um dos nossos alunos com autismo e dois professores que trabalham na Unidade de Ensino Estruturado. 

Tivemos o prazer de ter a presença do Sr. Diretor do Agrupamento que abriu a sessão de trabalho e também do Sr.  Sub Diretor. 

Pelo meio houve um lanche convívio.

Partilhamos algumas fotografias aqui

barra

FAPAS

FAPAS

O Agrupamento vai receber uma exposição da FAPAS, na biblioteca da EB23 de Castro Daire de 7 a 11 de maio.

Consulta toda a informação aqui

barra

JA Portugal

ISénior

Um grupo de alunos do Curso Profissional de Vendas, da Escola Secundária de Castro Daire e sob a orientação do professor Pedro Pontes, apresentou o projeto iSénior ao JÁ Portugal, o qual foi selecionado para a Feira (I)limitada de Coimbra do programa JA A Empresa da JA Portugal, que se realiza na Coimbra Business School (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra) no dia 24 de Abril de 2018.

Vão estar presentes 24 mini-empresas, sendo que no final do dia serão anunciadas 2 mini-empresas, que passarão à Competição Nacional, a realizar, em Lisboa, no dia 28 de Maio de 2018.

 

 barra

Imagem relacionada

 PROJETO EDP ESCOLAS SOLIDÁRIAS_SOS MEDICAMENTOS

No próximo sábado, dia 24 de março, decorrerá o Festival das Sopas. É uma atividade SOLIDÁRIA que tem como objetivo principal  garantir medicamentos sujeitos a receita médica aos idosos carenciados e aos adolescentes (de famílias carenciadas) com  medicação específica. Esperamos poder contar com a vossa presença.

 
 AJUDE-NOS A AJUDAR.

 

barra

Imagem relacionada

As fotos dos postais alusivos ao dia de São Valentim / St. Valentine's day elaborados pelos alunos do 1º ciclo no âmbito da disciplina de Inglês Curricular, estão disponíveis na ligação abaixo.  Estes postais estiveram expostos na Escola Básica 2 de Castro Daire onde foi realizado um concurso para eleger  os dois melhores. 

A atividade está integrada no PAA da disciplina de Inglês Curricular do 1º e do 2º ciclo. Os alunos trabalharam nesta atividade com empenho e motivação e desenvolveram competências ao nível da expressão escrita e intercultural. Os trabalhos expostos são a melhor prova do referido.

Para visualizar a galeria de fotos, clica aqui

barra

Imagem relacionadaA turma do curso Profissional de Técnico de Processamento Controle Alimentar e de Técnico de Vendas, realizaram uma visita de estudo no dia 21 de fevereiro. A viagem serviu para os alunos compreenderem a transformação de produto e o processo de comercialização de bens e serviços.

Os alunos do 12º E da Escola Secundária de Castro Daire foram acompanhados pelas professoras Rosa Francisco, Margarida Cabral e pelos professores José Agnelo, Pedro Pontes. Os locais visitados foram  a Cooperativa Agrícola do Távora em Moimenta da Beira (vinhos e espumantes), Desfruta em Moimenta da Beira (Armazenamento, conservação, selecção e comercialização de maça de montanha), Queijaria Tradicional da Lapa, Lapa (produção e comercialização do queijo tradicional da Senhora da Lapa), Parque Botânico Arbutus do Demo em Vila Nova de Paiva.​

Para visualizar a galeria de fotos, clica aqui

barra

Resultado de imagem para dia mundial do brailleNo dia 4 de janeiro celebra-se o Dia Mundial do Braille.

A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Louis Braille, que foi o criador deste sistema de leitura e de escrita para as pessoas cegas.

Louis Braille ficou cego aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos, ao qual foi dado o seu próprio nome, e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.

O Braille permite a combinação de 64 sinais, gravados em relevo e que se encontram combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A sua leitura faz-se da esquerda para a direita.

Atualmente podemos encontrar a escrita Braille nas embalagens de medicamentos e nos pacotes de cereais.

barra

GALA DE NATAL

Resultado de imagem para gala de natalNo passado dia 15 de dezembro, decorreu, na Escola Secundária de Castro Daire, a “Gala de Natal”, atividade promovida pelo grupo de Educação Especial.

A realização deste evento permitiu angariar verbas para a compra de cabazes de Natal para as famílias mais carenciadas do nosso Agrupamento e para as vítimas dos incêndios.

O grupo de Educação Especial agradece a todos os que, imbuídos do espírito natalício, deram o seu contributo para a realização deste projeto, nomeadamente professores, alunos e assistentes operacionais.

Sabe tudo no Facebook do Agrupamento

barra

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Pessoa com Deficiência 1

No âmbito das atividades de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, realizaram-se, no dia 4 de dezembro, duas sessões de sensibilização para a deficiência visual, dinamizadas pelas técnicas da Associação de Cegos e Ambíopes de Portugal –ACAPO, da delegação de Viseu. Sabe mais aqui

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se, anualmente, a 3 de dezembro. O nosso Agrupamento, defensor de uma escola inclusiva, tem enfatizado a importância da construção da aprendizagem baseada numa filosofia da inclusão, da equidade e da implementação efetiva dos direitos humanos, consagrados nos diversos instrumentos internacionais, que buscam garantir a igualdade a grupos vulneráveis, como a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006).  Sabe mais aqui

barra

VISITA DE ESTUDO

AzeiteA turma do curso Profissional de Técnico de Processamento Controle Alimentar e de Técnico de Vendas, realizaram uma visita de estudo no dia 13 de dezembro. A viagem serviu para os alunos compreenderem a transformação de produto e o processo de comercialização.

Os alunos do 12º E da Escola Secundaria de Castro Daire foram acompanhados pelas professoras Rosa Francisco, Margarida Cabral e pelos professores José Agnelo, Pedro Pontes. Os locais visitados foram  a Quinta Pedra da Fraga em Mões (desidratação de maçã), o Lagar de Azeite em Arcas, a Bioterris (cogumelos shitake) e os Fumeiros Terras do Demo em Vila Nova de Paiva. Galeria disponível aqui

barra

CONCURSO DE BELENES NAVIDEÑOS (PRESÉPIOS)

Imagem relacionadaO Grupo Disciplinar de Espanhol lançou o desafio e os alunos não se fizeram de rogados. O concurso de belenes (presépios) é uma atividade inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento que cujo objetivo principal é comemorar o Natal, aproximando a cultura portuguesa e a cultura espanhola através da criação de um presépio original e ainda estimular e premiar a criatividade dos alunos. A participação dos alunos superou todas as expetativas, quer em número quer em qualidade dos trabalhos apresentados. Aliás, as fotografias tiradas pelos alunos do curso profissional de Fotografia (12ºD) e que aqui apresentamos não deixam margem para dúvidas. A eleição dos melhores presépios está a revelar-se uma tarefa deveras árdua. Todos os trabalhos estão expostos no polivalente da Escola Secundária.

Os professores de Espanhol destacam o empenho, criatividade e originalidade de todos os participantes que estão de parabéns.

Os presépios vencedores serão divulgados oportunamente no site.

¡Feliz Navidad y Próspero Año Nuevo!

Visualiza aqui todos os presépios elaborados

Sabe aqui os vencedores dos presépios

barra

Imagem relacionadaA aluna Raquel Costa é de Farejinhas do 3º ano e ganhou um dos prémios do concurso de Máscaras e figuras do Halloween.Outra das premiadas é uma aluna do 4º ano da Escola de Cabril e chama-se Alexandra Vasconcelos. Este concurso realizou-se no Agrupamento de Escolas no 1º e 2º ciclo, os melhores trabalhos estiveram expostos na E. B. 2 de Castro Daire e na E. B de Mões. E todos os outros  trabalhos realizados pelos alunos do º ciclo ficaram expostos nas respetivas escolas. Os alunos celebraram o Halloween com muito entusiasmo,  realizaram trabalhos muito diversificados e  artísticos e divertiram-se imenso com esta atividade levada a cabo pelos docentes dos grupos  120 e 220 de Inglês. 
Consulta todoas as fotos aqui

barra

ComParte

No dia 3 de outubro, a aluna Gabriela Lemos, da turma 11ºB, participou numa reunião na Presidência do Conselho de Ministros – Lisboa, com os Secretários de Estado da Educação e da Cidadania e Igualdade.

Neste encontro estiveram ainda mais 9 jovens de diferentes escolas do país, a representar os 2643 alunos que, ao longo do ano anterior, em parceria com a Fundação Maria Rosa- Projeto ComParte, refletiram sobre  a Educação em Portugal, tendo como principal propósito promover reformas no ensino, tendo em conta a perspetiva dos alunos.

O Sr. Secretário de Estado, João Costa, mostrou-se muito agradado com o Fórum tendo afirmado:

“Nunca numa reunião me foram despertadas tantas emoções como as que hoje estiveram aqui em cima da mesa. Saio daqui inquieto porque não quero ser o único a ouvir-vos. Por mim alugava o Meo Arena para que Portugal inteiro vos pudesse ouvir. O que me surpreende é que ainda não haja mais disto.”

O facto de uma aluna do nosso Agrupamento ter sido uma dos dez selecionados, em todo o país, é um motivo de orgulho para toda a Comunidade Escolar. Esta participação deve ser considerada como um estímulo para o empenho em projetos futuros, certos de que, com dedicação e vontade, é possível ir mais longe.

barra

Imagem relacionada  Exposição de "Figuras alusivas ao Halloween" na E.B. 2, 3 de Castro Daire. Parabéns a todos os alunos que participaram. Os prémios serão entregues em cada escola pelos professores de Inglês. Consultar aqui

 

 

 barra

Região assinala Dia Mundial da Alimentação com várias iniciativas que pode conhecer na agenda desta segunda-feira

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação.

Sabe mais aqui

barra

Imagem relacionada

Assinala-se nesta 5.ªfeira, dia 12 de outubro, o Dia Mundial da Visão.

Esta comemoração foi criada pela Organização Mundial da Saúde – OMS (segunda quinta feira do mês de outubro) e tem como objetivo sensibilizar as pessoas para os problemas associados à visão, tais como a cegueira e a baixa visão.

A OMS (2016) estima que existam cerca de 285 milhões de pessoas com deficiência visual, dos quais 39 milhões têm cegueira e 246 milhões baixa visão (moderada ou grave) e que 90% vivem em contextos socioeconómicos baixos. As maiores causas de deficiência visual continuam a ser os erros de refração não corrigidos, tais como miopia, hipermetropia ou astigmatismo (43%); as cataratas (33%) e o glaucoma (2%), e cerca de 80% dos casos poderiam ser tratados ou evitados. Relativamente às crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade, estima-se que 19 milhões têm uma deficiência visual (OMS, 2016).

Pelo exposto, vá ao seu médico oftalmologista com frequência.

barra

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Imagem relacionada

Comemoração do Dia do Autismo, no próximo dia 23 de junho de 2017 - Sabe mais aqui

II Sarau Cultural de Solidariedade, no próximo dia 16 de junho de 2017 - Sabe mais aqui

Terminadas as atividades referidas, o grupo de Educação Especial agradece a todos aqueles que se envolveram e deram o contributo para a realização destas iniciativas. Consultar aqui e aqui

barra
 
VISITA DE ESTUDO Á SUMOL+COMPAL EM POMBAL
 
Imagem relacionadaOs alunos dos Cursos Profissionais de Processamento e Controlo Alimentar, Cozinha/Pastelaria e de Logística das turmas do 10º D e 10º E, realizaram uma visita de estudo à unidade de produção de Pombal da Sumol+Compal. A visita que se realizou no passado dia 24 serviu para os alunos observarem os processos de produção e embalagem de uma das marcas mais reconhecidas em Portugal. 
A visita foi determinante para se observar in loco, as linhas de engarrafamento das bebidas e toda a mecanização daquela unidade de produção. Os alunos foram acompanhados pelos professores Carla Teixeira, Rui Coelho, Margarida Cabral e Pedro Pontes.
 
                                                Consultar galeria de fotos aqui 

barra

TERTÚLIA - "FÁTIMA - 100 ANOS: HISTÓRIA E RELIGIÃO"

Imagem relacionadaA atividade realizou-se no dia 5 de maio de 2017 no Auditório da Assembleia Municipal. Estiveram presentes no debate da mesa o Historiador, Luís Torgal e o Diácono António Beato, moderados pelo professor Fausto Carvalho. Na assistência, contámos a presença de alguns elementos da Câmara Municipal, alguns professores do nosso agrupamento, alunos do 11º e 12º anos do curso de Humanidades e ainda algumas pessoas da comunidade educativa de Castro Daire. 

Consultar galeria de fotoas aqui

barra

SARAU CULTURAL

A biblioteca da Escola Secundária realizou um Sarau Cultural no dia 24 de abril. Para consultar as fotos do evento clique aqui

barra

DIA DA CONSCENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO

autismo1Comemorou-se, no passado dia 2 de abril, o Dia da Consciencialização do Autismo. Mais uma vez, a Câmara Municipal de Castro Daire juntou-se a esta iniciativa - "Uma Luz pelo Autismo" - em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, iluminando um edifico público com a luz azul (luz associada às crianças autistas). À semelhança do ano anterior, o edifício iluminado foi a Capela das Carrancas.

 

 

 

 

barra

VISITA DE ESTUDO - LATICÍNIOS DO PAIVA

A viagem realizada no dia 10 de março, que envolveu os Cursos Profissionais de Técnico de Controlo e Qualidade Alimentar e de Técnico de Vendas, contribuiu para consolidar os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao curso correspondente.
Nesta viagem os alunos foram acompanhados pelos professores Margarida Cabral, Rute Rodrigues, José Agnelo, Marília Santos e Pedro Pontes.  
Em nome do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, os professores e alunos envolvidos, agradecem às empresas visitadas a excelente receção e disponibilidade demonstradas.

PAIVA

barra

EL QUIJOTE, DE LA ILUSTRACIÓN AL ARTE

Com o objetivo de comemorar o IV centenário da morte de Miguel de Cervantes, o grupo de Espanhol do Agrupamento de Escolas de Castro Daire organiza com a colaboração da Biblioteca Escolar a exposição “El Quijote, de la ilustración al arte” de 7 a 14 de março. A exposição está patente na Biblioteca da Escola Secundária de Castro Daire e conta com um total de 87 quadros de natureza variada: ilustrações, pinturas, publicidades acerca do escritor e da sua mais famosa obra literária El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha.

Os quadros foram gentilmente emprestados pela Consejería de Educación de Lisboa/ Embaixada de Espanha em Portugal.

CERVANTE

barra

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS

sao valentim1

O Grupo de Educação Especial vai levar a cabo uma atividade especial no dia dos namorados. Sabe tudo aqui

barra GNR Escola Segura


InternetMelhorDecorreu hoje no Agrupamento de Escolas de Castro Daire (Escola Básica Nº2, Esola Básica Integrada de Mões e Escola Secundária) dirigida aos alunos do 7º anos, uma palestra sobre a utilização mais segura da Internet. A ação foi dinamizada pelo Núcleo da GNR Escola Segura de Viseu.

Sabe tudo sobre o uso da Internet mais segura aqui

barra

PRÉMIO CIÊNCIA NA ESCOLA - FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO

CNE

A Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e o Ministério da Economia celebraram um Protocolo com vista à instituição de um prémio anual, o Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”. 2. Este prémio visa motivar todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas. Pretende-se estimular o interesse dos alunos pelas ciências, através do apoio a projetos inovadores. Tais projetos deverão ter um caráter eminentemente prático e multidisciplinar, mobilizando as várias áreas curriculares para o seu desenvolvimento, e envolver os estudantes em experiências e trabalhos de grupo, que lhes permita reconhecer a importância do conhecimento e do método científico, nas suas atividades futuras. Esta 14ª Edição, teve como tema a "Ciência e a Tecnologia ao Serviço de um Mundo Melhor". O Agrupamento de Escolas de Castro Daire concorreu com 3 projetos e forma aprovados os 3 na fase nacional. Os projetos são: 5º Escalão: Safe House, 4º Escalão: Smart Saver e 3º Escalão: Story Box. Os professores envolvidos são: Alberto Marinho, Élio Serrano, Cristina Loureiro, Humberto Afonso, Joca Matos e o Nelson

barra

CATÁLOGO OUTONO-INVERNO

Imagem relacionadaAqui fica mais um trabalho nosso que gostaríamos de partilhar. No ãmbito do módulo « Fotografia de Moda » realizámos o catálogo Outono - Inverno da Morais Fashion, a quem desde já agradecemos a colaboração na pessoa da sua proprietária Dna. Ana Morais.

Basta clicar no link abaixo mas como se trata de um catálogo folheável demora um pouco a carregar (depende da ligação de cada um). Depois basta agarrar no canto da folha com o rato e folhear.

Esperemos que gostem.

Visualizar Catálogo aqui

 barra

DIA DOS REIS

Decorreu no dia seis de janeiro a comemoração do Dia de Reis no Polivalente da Escola Secundária, uma iniciativa do grupo disciplinar de Espanhol. 

Consultar toda a informação aqui

 

 

 

barra

CARTAS A LOS REYES MAGOS

cartas los reyes magos

Decorreu no início do mês de dezembro  o Concurso “Cartas a los Reyes Magos”,  uma iniciativa do Grupo Disciplinar de Espanhol inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento. A atividade teve como objetivos comemorar o Natal, aproximando a cultura portuguesa e a cultura espanhola através da redação de uma carta ou postal dirigida aos Reis Magos com os seus desejos e aspirações para o novo ano que se aproxima em espanhol e ainda estimular e premiar a criatividade dos alunos. A participação dos alunos superou todas as expetativas, quer em número quer em qualidade dos trabalhos apresentados. A eleição das melhores cartas revelar-se-á certamente uma tarefa deveras árdua. Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de janeiro, dia de Reis.

As professoras de Espanhol destacam o empenho, criatividade e originalidade de todos os participantes. Estão todos de parabéns.

 

No último dia de aulas, alguns alunos de Espanhol e de Inglês do 10º e 11º anos acompanhados pelas docentes das duas línguas estrangeiras brindaram os seus colegas com uma atuação original na cantina escolar, animando o espaço e espalhando o espírito natalício através das memoráveis canções "All I want for Christmas is you" e "Feliz Navidad". 

Visualizar os trabalhos aqui

barra

GALA DE NATAL - GRUPO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

No passado dia 16 de dezembro, decorreu, na Escola Secundária de Castro Daire, a “Gala de Natal”, atividade promovida pelo grupo de Educação Especial.A realização deste evento permitiu angariar verbas para a compra de cabazes de Natal para as famílias mais carenciadas do nosso Agrupamento.O grupo de Educação Especial agradece a todos os que, de forma altruísta e imbuídos do espírito natalício de generosidade e solidariedade, deram o seu contributo para a realização deste evento, nomeadamente professores, alunos, assistentes operacionais e famílias dos nossos alunos.

foto1

   foto2

barra 

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemora-se, anualmente, a 3 de dezembro. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

O Grupo de Educação Especial comemorou este dia a 6 de dezembro, no âmbito do seu projeto "Vamos dar...". Foram desenvolvidas várias atividades, nomeadamente o jogo “Sentir na Pele”, promovido pelos técnicos do Centro de Recursos para a Inclusão, a venda de vários produtos e trabalhos elaborados pelos alunos, rifas e quermesses.

A verba angariada será utilizada em diversos projetos, especificamente a dádiva de cabazes de Natal a algumas famílias carenciadas.

O grupo de Educação Especial agradece os contributos dados, a generosidade e a disponibilidade demonstradas que contribuíram para a consecução desta iniciativa.

Pessoa com Deficiência Pessoa com Deficiência1  

barra 

  DEMONSTRAÇÃO DE ROBÓTICA

Resultado de imagem para robóticaDecorreu no dia 18 de Novembro, na Escola Secundária, uma demonstração de robótica para toda a comnunidade escolar.

Esta iniciativa teve a colaboração do Instítuto Politécnico da Guarda.

Pode consultar a fotogaleria aqui

Consultar Vídeo do Robô Bombeiro aqui

 

 

 barra

HALLOWEEN NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE

Resultado de imagem para HALLOWEENConsultar Álbum da EB Nº2 - aqui

Consultar Álbum da Secundária - aqui 

Consultar Álbum 1ºCEB - aqui

 barra

PORTAL WEB COM TRABALHOS PROMOVIDOS PELOS ALUNOS DE TERMELASIMO

Consulta aqui

barra 

ATIVIDADES PROMOVIDAS PELO GRUPO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Dia da Conscncialização do Autismo  Sarau Cultural de Solidariedade

 barra

SARAU CULTURAL

Sabe tudo sobre esta tividade dinamizada pelo grupo de Educação Especial aqui

 barra

VISITA DE ESTUDO Á ERVITAL

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Vendas da turma do 10º G, visitaram no dia 20 de maio as instalações da empresa ERVITAL em Mezio-Castro Daire. No âmbito da formação modular em Gestão de Marca da disciplina de Vender e técnicas de Merchandising da disciplina de Comunicar em Vendas, os alunos verificaram no local o processo de produção e comercialização de ervas aromáticas e medicinais, bem como os chás e produtos agregados à marca ERVITAL. O processo de produção biológico, a conservação, o corte e a embalagem de produto, são determinantes na consolidação de uma marca de notoriedade e com sede em Castro Daire. Reconhecida pelo mercado, com quase 25 anos de experiência, a Ervital deu a conhecer aos alunos com detalhe o funcionamento da empresa, "desde a terra à prateleira", à distribuição e venda dos produtos que representa. Da serra do montemuro saem todos os dias aromas e perfumes intensos para diferentes apreciadores/consumidores. 

Agradecimentos ao John e ao Joaquim Morgado, administradores da Ervital pela aula dada sobre esta temática e por toda a amabilidade demonstrada em nos receber.

PEDRO2PEDRO3

PEDRO4

PEDRO5 

barra 

EARTH DAY

O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970, cuja finalidade é criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

O Agrupamento de Escolas de Castro Daire, por iniciativa do grupo de Inglês, comemorou o dia da terra (EARTH DAY). Aqui ficam os trabalhos para consulta:

https://prezi.com/uvqq5tydev7i/earth-day/ e Earth Day

 barra

VISITA DE ESTUDO A MADRID

No fim de semana de 23 e 24 de abril, 80 alunos que frequentam a disciplina de Espanhol - do 7º ao 11º ano de escolaridade - acompanhados por oito professores participaram numa visita de estudo à cidade de Madrid, atividade inserida no plano anual de atividades do grupo disciplinar de Espanhol. Ler artigo completo

IMG 20160423 153301 IMG 20160423 190145

 barra

ALMOÇO SOLIDÁRIO

     No âmbito do Plano Anual de Atividades do Grupo de Educação Especial, decorreu, no passado dia vinte e dois de março, na Escola Básica 2/3 de Castro Daire, o tradicional “Almoço Solidário”. A ementa incluiu entradas variadas, salada de feijão-frade com atum, sobremesas e bebidas.

A verba reverteu a favor das iniciativas de apoio solidário aos alunos com necessidades educativas especiais que frequentam o Agrupamento. O nosso bem-haja a todos os que se envolveram e deram o seu contributo para a consecução desta iniciativa.

jANTA 1 jANTA 2

jANTA 3

 barra

 

FEIRA DOS MINERAIS

mineraisIrá decorrer nos dias 21 e 22 de abril, no polivalente, quer da escola básica quer da escola sede, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Terra.

Terão oportunidade de observar uma grande diversidade de minerais, fósseis e algumas peças de bijuteria, (utilizando os recursos naturais como matéria prima).

Consulta o cartaz aqui

 

barra

DIA DO AUTISMO

No dia 2 de abril, comemorou-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas, em 2007, com o objetivo de consciencializar as pessoas para esta problemática. Este ano , mais uma vez, a Câmara Municipal de Castro Daire em articulação com o Núcleo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Castro Daire,  associou-se, na noite de 1 para 2 de abril, ao movimento internacional “Light It Up Blue”, iluminando de cor azul um monumento emblemático da Vila e colocando uma faixa alusiva ao dia.  A capela das Carrancas foi o monumento escolhido. A cor da luz projetada é azul por esta ser a cor associada ao Autismo.

image image 1

 

 

 

 

 

 

 

SÃO VALENTIM

Os alunos de Inglês do 3º, 5º e 6º anos comemoraram o S. Valentim (Saint Valentine) com a construção de postais, que foram expostos nas Bibliotecas Escolares.

 20160215 130729  20160215 131020

 20160215 131040  20160215 131513

 20160215 131513  20160219 095433

 20160219 095500  20160219 095544

20160219 095604  20160219 095721

love1

love2

 

SEMANA DA LEITURA 2016

 

Semana LeituraSemana da Leitura 2016. Consulta aqui o cartaz

 

 

 

 

 

 

EXPOSIÇÃO DE MÁSCARAS DE CARNAVAL

 

Entre os dias 1 e 12 de fevereiro irá estar patente, na EB Nº2 de Castro Daire, uma exposição de máscaras de Carnaval. A mostra é dinamizada pelo grupo de EV e irá disponibilizar trabalhos feitos pelos alunos de 5º, 6º e 7º anos.

Os alunos iniciaram a construção de máscaras carnavalescas, inspiradas no estudo de algumas obras de arte. Os trabalhos foram elaborados em materiais reciclados e através da "técnica de papel machê" para a construção da base das máscaras.

Consultar cartaz aqui

Consultar galeria aqui

 

JOGOS MATEMÁTICOS

CARTAZ JOGOS MATEMÁTICOS

 

O PRADO VEM Á ESCOLA 

A finalidade da arte não é agradar. O prazer é aqui um meio; não é neste caso um fim. A finalidade da arte é elevar".

Fernando Pessoa

À semelhança do que ocorreu no ano letivo transato na Escola Secundária, o grupo disciplinar de Espanhol - em estreita colaboração com a Consejería de Educación e a Embaixada de Espanha de Lisboa – resolveu “trazer” um pouco do Museu do Prado de Madrid até à nossa localidade. Com efeito, a exposição de reproduções de algumas das obras do acervo daquele museu pretende que a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Castro Daire contacte com o espólio daquele que é considerado um dos mais importantes museus do mundo. Assim, entre 4 e 8 de fevereiro, a exposição está patente na Biblioteca da Escola Básica Integrada de Mões. De 11 a 14 de fevereiro, a mesma estará na Biblioteca da Escola EB 2,3.

Podem ser admiradas reproduções de algumas obras notáveis, de enorme riqueza expressiva, reveladoras do génio criativo de pintores tecnicamente formidáveis como Diego Velázquez, Francisco de Goya, El Greco, entre tantos outros que marcaram para sempre o património artístico-cultural mundial, contribuindo, assim, para a nossa memória coletiva.

A visita virtual às reproduções das obras expostas pode ser feita através do link: 

http://es.calameo.com/read/000656028929b54e77212

                               La Trinidad El Greco La meninas Velázquez

                                     La-Maja vestida Goya

 

CONCURSO DE ABANICOS DE NAVIDAD (LEQUES DE NATAL)

Decorreu no início do mês de dezembro  o Concurso “Abanicos de Navidad”,  uma iniciativa do Grupo Disciplinarde Espanhol inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento. A atividade teve como objetivos comemorar o Natal, aproximando a cultura portuguesa e a cultura espanhola através da criação dum acessório tipicamente espanhol e ainda estimular e premiar a criatividade dos alunos. A participação dos alunos superou todas as expetativas, quer em número quer em qualidade dos trabalhos apresentados. A eleição dos melhores leques revelou-se uma tarefa deveras árdua.

As professoras de Espanhol destacam o empenho, criatividade e originalidade de todos os participantes. Estão todos de parabéns.

Os leques vencedores foram presenteados com livros e material didático oferecidos pela Porto Editora e Areal Editores.

¡Feliz Navidad y Próspero Año Nuevo!

 

Vencedores do Concurso de Abanicos de Navidad

Escola Secundária

1º lugar: Maria Eduarda Morais, nº19- 11ºB

2º lugar ex aequo: Filipa Martins, nº7- 10ºB

2º lugar ex aequo: Vera Pinto, nº 28 – 11ºB

Menção honrosa: Nuno Ribeiro, nº12, 9ºB

Menção honrosa: Ana Margarida Loureiro, nº 17, 10ºB

Menção honrosa: Nicole Lopes , nº19, 10ºB

EB 2,3

1º lugar: Emília Rodrigues, nº 6- 8ºD

2º lugar: Catarina Monteiro, nº 3 - 8ºD

3º lugar:  Anabela Matias , nº2 - 9ºC

ESCOLA SECUNDÁRIA

  leque 1º prémio secundária leque 2º prémio ex aequo secundária leque 2º prémio ex aequo secundária  Menção honrosa secundária                               1º Lugar                  2- Lugar ex aqueo          2- Lugar ex aqueo           Menção Honrosa

  menção honrosa secundária  menção honrosa  secundária

        Menção Honrosa             Menção Honrosa

 

 ESCOLA BÁSICA Nº2

  Vencedor 1º prémio EB23 2º prémio EB 23 3º prémio EB23  

                                       1º Lugar                       2º Lugar                            3º Lugar 

 

OUTROS LEQUES A CONCURSO

leques a concurso1 Leques a concurso2 leques a concurso3 leques a concurso4

leques a concurso5 leques a concurso6 leques a concurso7 Leques a concurso EB23 1

 

 I COLÓQUIO DE JOVENS FILÓSOFOS

Sem TítuloAna Rita Gouveia, aluna do 12º A da nossa escola, recebe menção honrosa pelo ensaio filosófico desenvolvido nas IV Olimpíadas Nacionais de Filosofia. A aluna foi convidada a apresentar o referido ensaio – Cultura, moral e valores universais- num colóquio no Conselho Nacional de Educação, a decorrer no próximo dia 03 de junho.

Cinsultar o Programa aqui...

 

VISITA AO MUSEU DO PRADO

 

 

OLIMPIADAS DE FÍSICA

As imagens referem-se à participação dos melhores alunos dos nono e décimo primeiro anos, nas Olimpíadas de Física, fase regional, realizadas em Coimbra no dia dezoito de abril do corrente ano.

Esta atividade proporciona a estes alunos um convívio/intercâmbio cultural com colegas de outras escolas. Para além disso ficam também a conhecer um pouco melhor o ambiente universitário.

Os nossos alunos obtiveram um honroso quarto lugar. O docente responsável pela realização desta atividade, Luís Martins, agradece a disponibilidade e o empenho demonstrado por estes alunos. Agradece de igual modo, o apoio dado pela Direção do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, sem o qual esta atividade não se teria realizado.

 
Para visualizar as fotos clica aqui e aqui
 
O PRADO VEM Á ESCOLA
 
Consulta o Cartaz e a descrição da Atividade
 
QUALIFICA 2015
 
Os alunos do Ensino Profissional e Vocacional (132) do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, estiveram presentes na Qualifica 2015.
Vê as imagens no menu GALERIA
 

giae

giaeINTERNO

Resultado de imagem para centro qualifica

BIBLIOTECALOGO