ANIMAESCOLA

Animaescola

O  Grupo  Educação Visual  e Tecnológica (Grupo de Recrutamento 240)  elaborou diversas atividades destinadas a alunos do 1.º e 2.º ciclos com o intuito de ir ao encontro dos programas curriculares desenvolvidos ao longo destes 6 anos, e a fim de, num contexto lúdico e através de diversas experiências de aprendizagem, sensibilizar os alunos para o cinema com arte.

 

 

 

 

ANIMAESCOLA 2019/2020

Enquadramento do Projeto - Consultar

 

CINANIMA JUNIOR

Enquadramento do Projeto - Consultar

Regulamento do Projeto - Consultar

Declaração - Consultar

 

 

Recolha de Resíduos

Cartazes elaborados pelos alunos do 3º E - Curso Profissional de Multimédia,  para divulgação do concurso inter-turmas: "Recolha de Resíduos".

Sabe mais no Facebook do Agrupamento.

Capturar

CONCURSO T-SHIRTs DE NATAL

natal1234Com o intuito de celebrarmos a época festiva que se aproxima, o Natal, os alunos da turma do 1º E do Curso Profissional de Técnico de Restauração irão realizar um concurso de t-shirts alusivas à temática natalícia. Os participantes no concurso terão as suas t-shirts expostas na sala de convívio da escola para votação.

REGULAMENTO: As t-shirts devem ser originais, utilizando materiais reutilizados; podem concorrer individualmente ou em pares; para participar no concurso as t-shirts devem ser entregues na biblioteca da escola até ao dia 5 de dezembro, para exposição.

AVALIAÇÃO: As t-shirts estarão expostas até ao dia 20 de dezembro. A votação para a melhor t-shirt será realizada na tarde do dia 13 de dezembro, onde estará uma mesa de voto na sala de convívio. 

ORGANIZAÇÃO:Turma do 1º E do Curso Profissional de Técnico de Restauração

Consulta o cartaz aqui

 

PLANO NACIONAL DAS ARTES

logo-PNA2

O Agrupamento de Escolas de Castro Daire, no ano letivo 2019/2020 aderiu ao Plano Nacional das Artes (PNA) através da implementação de um Projeto Cultural de Escola em parceria com entidades locais, estruturas artísticas, culturais e patrimoniais, e a comunidade educativa.

A missão do PNA é promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. O PNA é uma estrutura de missão instituída pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, para o horizonte temporal 2019-29.

Consultar PCE - Aqui

Consultar cronograma PCE - Aqui

________________________________________________________________________________________________________

O Agrupamento de Escolas de Castro Daire, em parceria com o Município de Castro Daire, aderiu no ano letivo 2019/2020 ao Plano Nacional das Artes, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura, cuja missão é promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes, da cultura e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um.

Afirmando-se como um projeto de artes, património, cultura, educação e cidadania, o Plano Nacional das Artes enquadra-se no contexto educativo, cultural e socioeconómico do concelho de Castro Daire, um território rico em património material e imaterial, mas desafiado pelo despovoamento e pelo baixo índice de literacia cultural. Assim, a missão do Plano Nacional das Artes e do Projeto Cultural de Escola é sensibilizar e educar os alunos e a comunidade para a sua identidade cultural, para a valorização do seu património e do seu território e para a sustentabilidade no meio rural.

Através do Projeto Cultural de Escola, o Plano Nacional das Artes propõe a dinamização de ações que permitam aos alunos e à comunidade a criação e fruição cultural numa dinâmica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida, numa estratégia de colaboração entre a escola, as instituições e a sociedade envolvente, consciencializando os alunos e a comunidade para o valor cultural e patrimonial do seu território, conhecendo os seus recursos endógenos e interpretando-os como um instrumento de desenvolvimento cultural, social, económico e de empreendedorismo.

Durante o ano letivo 2019/2020, o Projeto Cultural de Escola dinamizará várias ações de acordo com as seguintes temáticas:

Construindo a minha identidade cultural;

O Campo e o Barro - Tesouros a descobrir;

As Águas da minha Terra – Rio Paiva e Termas do Carvalhal;

Aldeias da nossa História;

Serra do Montemuro; A Última Rota da Transumância.

Dando seguimento às ações do Projeto Cultural de Escola, o Plano Nacional das Artes prevê um período de Residência Artística na escola e no município. O artista residente, em colaboração com os artesãos locais, tem a missão de recolher e transmitir aos cidadãos os saberes e fazeres das artes ancestrais, como a tecelagem, a olaria do barro preto, a cestaria, a latoaria, a tamancaria, entre outras, e deve dar-lhes uma vida contemporânea, adaptando-as à atualidade.

Esta ação será aberta a miúdos e graúdos, sejam alunos, professores, funcionários, encarregados de educação ou cidadãos castrenses.

Em ação conjunta, todos teremos a oportunidade de usar as nossas mãos para descobrir o nosso potencial criativo através das artes e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do nosso património e transformar a nossa sociedade, recuperando, valorizando e inovando o artesanato como marca do nosso território e potencial recurso de desenvolvimento cultural, económico e social.

O Plano Nacional das Artes traz uma nova vida e uma nova dinâmica à escola e ao concelho; vem lembrar a todos e a cada um que cada pessoa tem talentos e capacidades para explorar e para desenvolver. Será uma oportunidade única para aprender, imaginar, criar e inovar, trazendo o passado para o presente e transformando-o num futuro promissor.

GERAÇÃO DEPOSITRÃO

CASTRO DAIRE OCUPA O 1º LUGAR NO DISTRITO DE VISEU, DA 11ª EDIÇÃO DA GERAÇÃO DEPOSITRÃO. 

EscolaEletrão

Já são conhecidos os resultados da 11ª edição da Geração Depositrão, (recolha de REEE`s; resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos), e o Agrupamento de Escolas de Castro Daire conseguiu alcançar o 1º lugar, a nível distrital.

Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação da Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco - Escolas.

A Geração Depositrão contou, em média, com o envolvimento de mais de 900 entidades, 420 mil alunos e cerca de 40 mil professores.

A tabela em anexo, revela o TOP Distritos/Regiões Autónomas – Geração Depositrão 2018/2019

 

Subcategorias

giae

giaeINTERNO

Resultado de imagem para centro qualifica

BIBLIOTECALOGO